Blog do Ubiraney

Conteúdo de qualidade em Turismo, Cultura e Geografia!

A constante atenção dada às condições do planeta e principalmente do meio ambiente, possibilita ao profissional da Geografia uma vasta gama de áreas para sua atuação. Na atualidade, o turismo, um dos mais promissores setores da diversificação econômica, pode ser também um ponto de atuação para geógrafos dispostos a pensar sobre como as duas áreas devem dialogar.

As áreas significativas da geografia como a cartografia, planejamento urbano, dentre outras, quando estudadas estabelecem cenários regionais, territórios específicos (ou não), de acordo com seu aspecto físico, aliado ao clima, estudo de relevos, solos e por aí vai, já é um começo de conversa!

Na geografia, os estudos podem ser feitos também nos aspectos físicos e nos aspectos humanos. Na “geografia física” buscamos conhecimentos geográficos de um determinado lugar, já na “geografia humana” o ambiente no qual uma população pode ser estudada em muitos aspectos é o ponto de atenção.

E o turismo, onde entra?

Observe que se focarmos a “geopolítica, que percebe a relação entre organização econômica e espaço geográfico, o meio ambiente, as riquezas naturais, recursos hídricos, ocupação urbana, demografia e muito mais, teremos uma conversa geográfica certamente. Porém, inegavelmente teremos recursos de entendermos como poderemos pensar no turismo se aliando a todos estes atributos e ainda oferecer a possibilidade de desenvolvimento, com geração de renda, ocupação de mão de obra e o melhor, preservação ambiental e sustentabilidade.

E tem jeito?

Bom, nestes casos, precisamos entender e lançar mão da teoria encontrada na academia e nas publicações setoriais para compreendermos o que temos a nosso favor. Hoje em dia se fala em “Geografia Turística” e Geografia do Turismo”, mas segundo consta, os títulos não devem ser compreendidos da mesma maneira. Fique por ai pois trataremos disso na próxima postagem!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *