Blog do Ubiraney

Conteúdo de qualidade em Turismo, Cultura e Geografia!

Pesquisando sobre as influências ou sobre as relações de setores afins como a Geografia e o Turismo, encontramos conceitos um tanto curiosos sobre as duas áreas e alguns pontos de convergência entre as duas atividades, no entanto, a aplicação teórica dos tais conceitos podem ficar um tanto comprometidos se não tivermos noção ampla e clara sobre do que se trata a Geografia Turística e a Geografia do Turismo.

Dá pra explicar?

No conceito teórico a Geografia turística é o nome utilizado para aquele bojo de estudos geográficos, que são estabelecidos e dedicados a unir os conhecimentos comuns tanto à geografia como ao setor do turismo e aqui é bom pensarmos na atividade turística também como uma ciência.

Segundo Emerson Santiago, em texto publicado no endereço https://www.infoescola.com/geografia/geografia-turistica/, no ambiente da Geografia turística, como “Subdivisão da geografia econômica, a geografia turística irá fundamentalmente tratar da utilização dos serviços públicos e privados à disposição do homem em determinado espaço geográfico, bem como a disponibilidade dos diferentes tipos de turismos disponíveis no terreno”.

Ainda segundo Santiago, “O ponto de convergência fundamental entre as duas matérias encontra-se na definição de geografia, aqui entendida em seu termo mais básico, como estudo dos lugares, diversidade dos espaços terrestres, e consequentemente na definição de turismo, matéria dedicada ao estudo do movimento de pessoas.

Também no conceito teórico, a geografia do turismo relaciona-se à busca informações sobre o ambiente do turismo ou da atividade turística no espectro dos conhecimentos que giram em torno e a partir da lógica geográfica, ou seja, a geografia passa a ser uma importante ferramenta para se pensar a atividade turística como fonte de acerto e desenvolvimento.

Não resta dúvida que assim os territórios explorados serão mais bem compreendidos e os destinos, atrativos ou equipamentos serão mais bem aproveitados.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *