Blog do Ubiraney

Conteúdo de qualidade em Turismo, Cultura e Geografia!

Minas Gerais possui um significativo Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Natural, representado por bens móveis e imóveis de diferentes épocas e tendências culturais e arquitetônicas localizados na maioria dos seus 853 municípios.

É muito importante a preservação de todo este acervo, especialmente para as gerações futuras, como legado à memória dos que estiveram por aqui antes de nós.

Patrimônio, Compromisso e Futuro

Nosso estado ou as cidades que hoje conhecemos e naturalmente amamos também poderão, mesmo que parcialmente, serem conhecidas e amadas pelos que nela viverão no futuro, por isso, é dever de cada um de nós, mantermos o respeito e o cuidado com o nosso patrimônio e com nossa memória coletiva.  

Precisamos nos tornar os protetores e geradores do sentimento de pertencimento de todo este legado, contagiando aqueles que no futuro conhecerão estes verdadeiros testemunhos de nossa trajetória histórica e emocional.

Compromisso e Atuação

Para tanto, as cidades se organizam com suas governanças, estabelecem seus inventários e suas normativas com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população em geral, sobre essa importante questão.

Com informações e orientações, muitas vezes apresentadas no formato de “Cartilhas”, os municípios através de seus Conselhos Municipais de Proteção do Patrimônio Cultural oferecem instrução aos cidadãos em geral, mas principalmente direcionados aos jovens para que, desde cedo, tenham em mente a importância da preservação do Patrimônio de Minas Gerais, que é de todos nós, como uma preocupação e um objetivo.

Toda cidade tem uma história, tem uma população, que tem suas estórias, seus lugares e nas cidades tudo se inicia na sua fundação e evolui naturalmente através do tempo.

Há muitas formas de percebermos tudo isso. Esta trajetória está presente na cultura de seu povo, nos ciclos de seu desenvolvimento econômico e social, nas pessoas, nos filhos ilustres, e nas edificações, memória visível da evolução urbana.

Por isso, destacar nas cidades e em seus distritos exemplares de arte, arquitetura, crenças ou ainda conservar as paisagens naturais constituem ações significativas para a integração desses elementos à nossa história.

Participando do Processo

Se todos nós cidadãos mineiros, pactuarmos com este compromisso, nós cumpriremos a função social, no futuro, de contar o que aconteceu no desenvolvimento humano em cada época.

Eu particularmente, sou natural de Itabirito, um município mineiro, emancipado de Ouro Preto em 1923 e que serviu de apoio ao desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais e do Brasil. Reconheço que minha cidade natal tem muita história, e ela precisa ser preservada e reconhecida como patrimônio coletivo.

A identificação e a manutenção de determinados valores através das edificações, manifestações e obras de arte, principalmente quando feitas de uma maneira clara, com participação de segmentos das comunidades, como é o caso dos “Conselhos” de âmbito municipal (governanças locais), podem contribuir muito para o desenvolvimento de uma cidade.

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CF/88) estabeleceu o direito à cultura, extensivo a todo cidadão. Isso significa não somente o acesso de todos aos bens culturais do país, como também o reconhecimento de todos os brasileiros como sujeitos produtores de cultura. Assim, preservar o patrimônio cultural é, além de garantir o bem-estar espiritual e material, agir em prol da cidadania, pois proporciona desenvolvimento social, qualidade de vida, liberdade e valorização de pessoas.”

Blog do Ubiraney

Que este espaço, seja uma ferramenta eficaz para a sensibilização dos que estão dispostos a conhecer e valorizar nosso patrimônio cultural, histórico e natural e que tenhamos cidades preservadas, conservadas e prosperas, aptas por zelar e preservar por si só o seu maior patrimônio, a sua memória!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *